Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais 8 Dicas para turbinar sua empresa no Instagram

8 Dicas para turbinar sua empresa no Instagram

Aprenda a divulgar sua empresa em uma das redes sociais que mais cresce no mundo!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O Instagram está se mostrando com o passar dos anos ser uma rede social muito querida pelos usuários, principalmente o público jovem. Devido a sua aceitação e alcance, a plataforma se tornou uma excelente maneira de atrair os consumidores para fechamento de negócios.

A rede social tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Essa taxa de crescimento acelera cada dia mais, demorando apenas 9 anos para que conquistasse os últimos 1.910.000 bilhões em relação a 2013, que tinha 90 milhões de usuários ativos.

grafico-de-evolucao-dos-usuarios-do-instagram

Gráfico crescimento Instagram

Percebendo essa oportunidade, as empresas passaram a investir cada vez mais na rede social, marcando presença através de perfis para interagir e dialogar com os seus usuários. E a sua empresa, irá ficar fora desse mercado?

A Construsite Brasil preparou esse post com 8 dicas para você que pretende promover o seu negócio no Instagram, saiba como começar e agarrar essa oportunidade!

1. Crie um nome de usuário

O nome de usuário é o primordial na criação de um Instagram. É através dele que as pessoas irão encontrar a sua empresa na plataforma.

Utilizar o nome da empresa como nome de usuário para encontrar o seu perfil é o mais recomendado. Caso o nome não esteja disponível, utilize sinais como pontos ou traços em sua composição, mas não complique a escrita para não dificultar o acesso das pessoas que buscarão pela sua empresa, ok?

2. Edite o seu perfil de acordo com o seu negócio

Ao se cadastrar na plataforma do Instagram, você libera um perfil, ou seja, um espaço na plataforma onde todas as postagens serão feitas para que outras pessoas vejam. O acesso ao seu perfil será feito através do seu nome de usuário e senha.

Continue com a gente para saber como deixar o seu perfil com a cara de sua empresa!

  • Foto do perfil: Coloque uma foto com a logo ou representação visual da sua empresa. Fique atento para que a foto facilite o reconhecimento do seu negócio.
  • Bio: Esse é um termo muito utilizado no Instagram para se referir a biografia de pessoas ou empresas.

Faça uma bio simples, e direta, explicando resumidamente qual a solução que a sua empresa oferece. O uso de emojis é liberado, desde que faça sentido junto ao que é apresentado no conteúdo e represente o seu negócio.

como-deixar-a-bio-do-instagram-impecavel

Exemplo da bio do perfil no Instagram da Construsite Brasil.

3. Crie um site para direcionar o tráfego do seu instagram

Direcione o tráfego para o site de sua empresa através de um link no final de sua bio. O direcionamento pode ser feito para outros canais também como o Facebook, por exemplo, através de uma menção em seu perfil.

É interessante que a sua empresa tenha um site e que o Instagram sirva como uma vitrine que evidencie os serviços oferecidos mas não seja o canal de comunicação principal. Criar um site profissional transmite seriedade para a sua empresa além de passar confiança para o usuário que não conhecia sobre o seu negócio anteriormente.

Sua empresa ainda não tem um site que pode reforçar a sua presença online? Converse com a gente que podemos ajudá-lo!


4. Mude o seu perfil para o Instagram comercial

Para que a sua empresa aproveite alguns recursos disponibilizados pela plataforma, como os Insigths, mude o seu perfil para comercial. Dessa forma, você poderá acompanhar mais a fundo a interação dos usuários no Instagram de sua empresa.

A conta comercial do Instagram tem duas categorias de perfil: Criador de conteúdo ou Empresa, cada tipo de conta oferece ferramentas diferenciadas para monitorar as atividades do perfil. Confira um resumo com as principais semelhanças e diferenças entre a conta Empresa e a conta de Criador de conteúdo.

Característica

Conta de Criador de Conteúdo

Conta Empresarial

Público

Influenciadores, pessoas públicas e criadores de conteúdo

Empresas e negócios

Categoria

Só é exibido no perfil se o usuário permitir

É obrigatório a exibição no perfil

Venda no Instagram

Não é permitido

É permitido

Privacidade

Perfil aberto

Perfil aberto

Anúncios

Por meio do Facebook Business

Por meio do Facebook Business

Métricas e estatísticas

Disponível de forma mais simples

Disponível de forma mais completa e profunda

Mensagens

Divida entre “Principal”, “Geral” e “Solicitações”

Uma única caixa de mensagem, possibilidade de conectar ao Whatsapp e de enviar respostas rápidas

O processo é simples: Basta acessar o perfil da sua empresa no Instagram, clicar nas barras (que ficam no canto superior direito do seu aparelho), logo após clicar no símbolo de configuração (engrenagem no canto inferior da tela de seu aparelho) e selecionar a conta. Depois é só clicar em “Mudar tipo de conta” e escolher se vai preferir a conta Empresarial ou conta de Criador de Conteúdo.

passo-a-passo-como-trocar-o-perfil-para-conta-comercial-1 passo-a-passo-como-trocar-o-perfil-para-conta-comercial-2 passo-a-passo-como-trocar-o-perfil-para-conta-comercial-3 passo-a-passo-como-trocar-o-perfil-para-conta-comercial-4

Passo a passo para ter um perfil comercial no Instagram.


5. Faça do seu Instagram uma vitrine online do seu negócio

O seu Instagram pode ser visto como uma vitrine online do seu negócio. Nele você pode expor os seus produtos, falar sobre eles e tirar dúvidas de forma mais simples e direta com os clientes.

É fundamental pensar no seu público na hora de realizar as suas postagens. Não é válido ficar postando apenas informações sobre produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, já que os usuários não irão se sentir atraídos e envolvidos com a empresa.

As pessoas não estão interessadas em atendimentos mecânicos e distante, por isso, ao usar qualquer rede social, as pessoas demonstram interesse em histórias que as conectem aos seus produtos.

Tenha um planejamento do conteúdo de sua rede social. Faça um cronograma de publicações, relacionando os temas e a linguagem de sua empresa em seu perfil para ter um controle de postagens e atrair o seu público. Assim, o caminho até as vendas se tornará mais fácil.

6. Utilize hashtags e crie links para suas postagens

Para ser encontrados por usuários que tenham interesse em assuntos relacionados às soluções que sua empresa disponibiliza, as hashtags são uma ótima opção presente na rede social.

Simbolizada por #, a hashtag é uma maneira de reunir publicações em grupos de mesmo assunto.

como-usar-hashtag-no-instagram

Exemplo do uso de hashtag no perfil da Construsite Brasil.

No Instagram você pode usar até 30 hashtags por postagem. Mas o recomendado é usar cerca de 5 a 6 hashtags por postagens, já que o excesso pode causar desinteresse por parte dos usuários que já acompanham o seu perfil e o uso repetitivo delas, pode causar bloqueio de seu perfil pela rede social.

É essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio, mas com bom senso para que o recurso seja benéfico e não algo que atrapalhe a sua empresa na visão dos usuários.

7. Imagem é tudo

No ambiente virtual, a imagem deve ser constantemente observada e no Instagram essa observação deve ser redobrada, afinal, a plataforma tem propósito visual ou seja, direcionada para o compartilhamento de imagens.

Postagens com fotos desfocadas, com baixa qualidade, montagens mal feitas e ângulos desfavoráveis são pontos que irão repercutir na visão dos usuário sobre a sua empresa.

Isso porque ao encontrar imagens que deixam a desejar, os usuários transferem essa característica para a empresa, que se torna em sua mente, uma empresa que deixa a desejar, não reforça credibilidade e que consequentemente, os produtos e soluções não serão satisfatórios. Sim, imagem é tudo!

como-tirar-boas-fotos-para-o-instagram

Post do Instagram da Construsite Brasil.

Não se preocupe caso a sua empresa não tenha estrutura para contratar fotógrafos profissionais. Confira os posts: Saiba como tirar boas fotos para o seu site e Como tirar fotos profissionais com o seu celular e produza imagens de qualidade para o seu site e sua rede social!

8. Se relacione com os seus seguidores

Qual é a motivação das pessoas que se conectam com sua empresa através de comentários, curtidas e compartilhamento do valores da sua empresa? Elas esperam que a marca se conecte com elas de algumas forma, porque acreditam na missão da empresa! O que é show!

Seja através da resposta de um comentário, a curtida de uma foto, e a menção do nome de algum cliente, esse relacionamento é o esperado por quem se engaja com sua empresa. Não perca essa oportunidade e nem decepcione os usuários que acompanham o trabalho da sua empresa.

Afinal, o objetivo principal da criação do Instagram para uma empresa é conquistar novos clientes! Não ter um cuidado com os usuários nas redes sociais irá atrair pontos negativos para o seu negócio. Por isso, tire um tempo para se dedicar aos seus seguidores.

[Dica-Extra] Use o Reels para vender

Em 2019, o Instagram criou a funcionalidade Reels, que conquistou o público no ano de 2020 devido ao confinamento da pandemia do Covid-19. O objetivo da empresa ao criar o Reels foi claro, concorrer com o TikTok.

Basicamente, o Reels é um espaço para você criar vídeos de até 30 segundos. Nele, você pode gravar com a câmera do celular imediatamente ao postar, ou ainda buscar por vídeos na galeria do seu aparelho.

Além disso, com ele você pode editar seus vídeos adicionando músicas, filtros coloridos e textos. Aliás, são diversas as funcionalidades que a ferramenta oferece.

O Reels é uma grande oportunidade para marcas que buscam aumentar a visibilidade e as vendas na plataforma.

Ou seja, você pode divulgar seus produtos ou serviços de forma direta, com a possibilidade de linkar a postagem ao seu site, loja virtual, ou até mesmo o Instagram Shopping.

Use sua criatividade para exibir seus produtos e chamar a atenção, assim seus seguidores vão comprar diretamente do vídeo!

Quando um seguidor ficar interessado, ele pode tocar em “Exibir produtos” para saber mais sobre o produto, salvar para ver mais tarde, ou ser direcionado ao seu e-commerce para comprar imediatamente. Não sabe como montar um e-commerce? Clique aqui que vamos te ajudar.

[Dica-Extra-2] Seja autêntico e criativo

Crie um formato de postagens que tenha a cara de sua empresa e que a faça ser reconhecida sempre que uma foto for vista. Busque ser autêntico em suas fotos!

como-montar-um-bom-feed-do-instagram

Feed do Instagram da Construsite Brasil.

Use os stories para divulgar depoimentos de clientes sobre as soluções oferecidas por sua empresa. Este recurso do Instagram é utilizado para compartilhar momentos, que ficam disponíveis 24 horas a partir do momento da postagem.

Há também a possibilidade de salvar o stories de modo permanente, para que seja exibido em algum grupo criado no seu perfil.

ideia-destaques-do-instagram

Destaques do Instagram da Construsite Brasil.

Poste fotos dos clientes interagindo com seus produtos e explore todos os recursos disponíveis para conectar e atrair as pessoas ao seu negócio.

Receba mais dicas de como turbinar a sua empresa nas mídias sociais assinando nossa newsletter!

Cadastre-se e fique por dentro das últimas novidades sobre Mídias Sociais

Agora que você já sabe como turbinar o Instagram da sua empresa, não perca mais tempo e coloque em prática as dicas deste post para alcançar ainda mais pessoas.

Veja também os nossos posts: Como tornar minha empresa conhecida no Instagram? e Como alavancar a venda de produtos através da loja no Instagram para melhorar ainda mais o desempenho da sua empresa no ambiente virtual através da plataforma do Instagram.

Restaram dúvidas? A Construsite Brasil oferece soluções de Marketing Digital para empresas que desejam alcançar o sucesso online. Entre em contato com os especialistas do nosso time e saiba mais.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: