Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Conheça mais sobre os tipos de hospedagens de site

Conheça mais sobre os tipos de hospedagens de site

Conheça um pouco mais sobre os tipos de hospedagem de sites e seus benefícios!

| Atualizado em
por Time Construsite

Uma boa plataforma de hospedagem de sites é uma peça-chave para o bom funcionamento e sucesso de um site.

Quando trata-se de criar um site para sua empresa, alguns requisitos são necessários e fundamentais, como fazer o registro de um domínio (o seu endereço na internet; por exemplo: https://www.construsitebrasil.com) e a contratação da hospedagem do site em uma boa plataforma.

Hospedagem de site é um serviço de armazenamento e disponibilização de um site na internet. Esse serviço de hospedagem permite que o seu site seja visualizado de qualquer parte do mundo e fique online 24 horas por dia, além de salvar e armazenar todo o conteúdo disponibilizado, sem qualquer dificuldade de acesso.

No entanto, existem diversos tipos de hospedagem de sites e iremos ajudá-los a entender mais sobre eles. Confira agora quais são e como funcionam:

Hospedagem Gratuita

Esse tipo de hospedagem de sites é muito procurada para usuários que estão começando agora e só é indicada para iniciantes.

Uma hospedagem gratuita vai te fornecer o que você precisa inicialmente para dar sequência ao seu projeto, ou seja, o básico.

Atualmente, com o crescimento do número de acessos e com o crescimento do número de arquivos que você terá, a hospedagem gratuita por não oferecer todos os recursos necessários, não vai ser efetiva.

A hospedagem gratuita oferece pouquíssimo espaço para armazenamento e baixa performance, tornando seu site lento. São milhares de sites compartilhando o mesmo endereço de IP, o que pode fazer com que a reputação do seu site seja afetada devido a problemas em outros sites.

Geralmente são localizados em países como a China e USA, sendo comum ter problemas para acessar o seu site devido a grande distância. E além disso tudo, não oferece nenhum suporte técnico e não possui backup de dados.

Hospedagem compartilhada

Esse tipo de hospedagem é um servidor compartilhado entre diversos clientes ao mesmo tempo. Sendo o tipo de hospedagem mais utilizada por ter um custo benefício muito grande comparado aos outros serviços, é considerada barato e fácil de manusear.  

Existem várias empresas que oferecem esse serviço e cabe a você analisar o orçamento e se vale a pena.

O usuário que contrata esse tipo de serviço, pode escolher um entre os vários planos oferecidos de acordo com à sua necessidade.

VPS (Servidor Virtual Privado)

Serviço muito comum e recomendado para e-commerces, hospedagem de muitos sites ou para quem deseja um ambiente de customização total.

O VPS se encaixa entre a hospedagem compartilhada e o servidor dedicado. Ele possui mais recursos do que uma hospedagem compartilhada porém, não tão caro quanto um servidor dedicado.

Esse servidor virtual funciona dentro de um servidor físico, mas existem áreas exclusivas entre os sites daquele servidor com recursos e capacidades bem definidas e separadas.

Esse tipo de sistema exige um maior nível de complexibilidade na parte operacional e você precisa ter intimidade com o servidor, algo que não é necessário na hospedagem compartilhada.

Existem dois tipos de Servidor Virtual Privado (VPS):

VPS Gerenciado

É oferecido um painel de controle para administrar o servidor e inicialmente a configuração do serviço é feita pela empresa de hospedagem. Nesse caso, a empresa que oferece o serviço, também fornece suporte relacionado a tudo no painel de controle.

VPS Semi-Gerenciado

Não possui um painel de controle, apenas um sistema operacional como desejado e a sua própria empresa faz a configuração inicial do servidor virtual. Nesse caso, você terá  suporte apenas para questões básicas do servidor, como rede e disponibilidade.

Benefícios do VPS

  • Segurança e privacidade com nível superior ao oferecido na hospedagem compartilhada;
  • Hospedagem de diversos sites no mesmo servidor;
  • Customização das configurações de firewall (é um dispositivo de segurança de rede que permite ou rejeita acesso de fluxos de tráfego à rede);
  • Manutenção no servidor realizada pela empresa que oferece a hospedagem;
  • Permite a escolha do sistema operacional;
  • Permite upgrades de planos e recursos de acordo com o crescimento do site;
  • Acesso ao servidor para a instalação de softwares e aplicações, o que não é permitido na hospedagem compartilhada.

Servidor Dedicado

É mais indicado para empresas grandes, sites com alto volume de tráfego e é o tipo de hospedagem de site com mais benefícios para quem o escolhe.

É um servidor utilizado para hospedagem de sites que possui os mesmos recursos e capacidades que uma hospedagem compartilhada. A grande diferença é que o servidor será seu, você não compartilhará ele com ninguém.

Quando você opta por um servidor dedicado, você está alugando seu próprio servidor e espaço reservado somente para hospedar o seu site, arquivos e aplicações.

Você terá total controle sobre ele em personalizações, desempenho, entre outros.

Benefícios de um Servidor Dedicado

  • Hospedagem de um ou mais sites de alto tráfego com a possibilidade de controlar e definir os recursos de cada um;
  • Configuração do sistema operacional, Hardware e Software de acordo com suas especificações;
  • Disponibiliza, organiza e armazena um grande volume de dados;
  • Realizar atualizações e reinicializações de acordo com o dia e a data desejadas.

Hospedagem na Nuvem

Conhecida também como Hospedagem Cloud, é um serviço que disponibiliza na internet vários servidores online em diversos computadores.

Os recursos utilizados no site são disponibilizados e ajustados de acordo com a necessidade de demanda que você determina, ou seja, se o servidor atingir o limite de visitas e não suportar mais, impedindo a entrada dos clientes no site, o acesso será redirecionado à outro servidor com capacidade para atender as demandas.

Existem vários tipos de plataformas e empresas de hospedagem prontas para atender suas necessidades e com diferentes preços. Caberá a você determinar qual será o melhor custo benefício analisando o seu orçamento e objetivos da sua empresa.
Faça sua escolha com sabedoria! A Construsite Brasil está sempre a disposição para melhor atendê-lo. Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas para descobrir qual a melhor opção pra você.

Pensando em te ajudar, a Construsite Brasil desenhou um infográfico com um passo a passo, basta seguir para criar um site realmente vendedor, clique e veja!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: