Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO SEO: interfere no posicionamento do meu site? - Parte I

SEO: interfere no posicionamento do meu site? - Parte I

Quer saber como alcançar as primeiras páginas do Google? Então você está no lugar certo. Confira!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Que o Google é o maior buscador do mundo e referência quando alguém deseja fazer uma pesquisa, todos sabem. É comum ver pessoas que recorrem à plataforma para tirar qualquer dúvida que surja durante o dia.

Reconhecendo a força da plataforma, os gestores de todas as páginas da web desejam estar bem posicionados no Google. Dessa forma, o seu negócio estará visível a todos que buscarem pelos seus serviços.

Para ficar em destaque nos primeiros lugares, será necessário investimento do gestor, seja financeiro ou de tempo.

Isso ocorre já que todos desejam estar na primeira posição, logo, são necessários critérios para que as páginas alcancem os primeiros lugares.

Imagine como seria caso os sites recém criados ocupassem as primeiras posições assim que disponibilizados na web…

SEO%20interfere%20no%20posicionamento%20

A interne seria um caos, concorda?

Os sites não teriam conteúdos relevantes, os serviços e produtos não precisariam estar bem descritos e a procedência sobre a qualidade seria impossível de ser conferida.

Imaginando como seria essa bagunça, fica mais fácil entender o motivo do Google ser tão criterioso em relação às páginas que ele exibe nas primeiras posições.

De forma clara e resumida, o buscador deseja oferecer aos usuários as melhores experiências, assim, as primeiras posições pertencem aos sites que fazem por onde ocupá-las.

Quer saber como o seu site pode ser um deles? Continue a leitura e descubra!

SEO%20interfere%20no%20posicionamento%20

Como conquistar as primeiras posições do Google?

A primeira posição pode ser conquistada… ou comprada.

Ué, como assim? Você pode estar se questionando agora. Existem duas maneiras de ficar no topo das páginas de busca, sendo uma paga e outra orgânica (gratuita).

A forma orgânica de conquistar a primeira página é através de uma série de critérios, mais de mil para ser realista.

SEO%20interfere%20no%20posicionamento%20

Dessa forma, fica complicado saber exatamente quais são eles, porém o Google já contou quais são alguns deles, o que nos dá um direcionamento de qual caminho seguir.

As principais características do posicionamento orgânico são: SEO, ou seja, melhorias e otimizações, o resultado é alcançado a médio longo prazo e, é preciso paciência e dedicação para conquistá-lo.

O Google revelou que considera questões como:

  • Palavras-chave: termos de busca utilizados para que a página seja encontrada no buscador. Quanto mais fiel ao serviço oferecido, mais qualificadas são as palavras-chave;
  • Conteúdo relevante: post blogs, descrições de serviços e textos de apresentação bem escritos, além da mensagem que está sendo passada, são avaliados pelo Google.

    O usuário deve conseguir as informações que foram prometidas para ele quando foi atraído pelo seu site. No caso de post blog, eles devem ser bem escritos e apresentar informações que realmente vão agregar para quem estiver lendo.

    Na descrição dos serviços é necessário falar como a sua solução pode ser útil para o cliente, para que fique bem informativo e as dúvidas dele sejam tiradas ao ler.

    Os textos de apresentação, como o "Quem Somos" devem representar as verdades sobre a empresa e trazer referências para o usuário;
  • Tempo de carregamento e permanência na página: quando a página é lenta e demora para abrir, o usuário geralmente perde a paciência e sai, indo buscar a solução em outro lugar. Quanto mais demorado, menor a chance de continuar a navegação em seu site.

    O Google interpreta que, já que o usuário vai entrar e sair do site, em questão de segundos, que é melhor ele nem exibir aquela página, para que o tempo não seja perdido;
  • Protocolo HTTPS: ele permite a troca de informações entre sistemas de forma criptografada, assim os dados que são preenchidos na página não podem ser acessados.

    Caso você não possa oferecer segurança às informações trocadas em sua página, o Google não te exibe nas primeiras posições ou fala para todos que a sua página não é segura.

SEO%20interfere%20no%20posicionamento%20

Com um aviso assim, quem terá coragem de continuar buscando os seus serviços?

  • Versão responsiva: para entender a responsividade, faça o seguinte teste: vá para uma rua movimentada, uma praça ou um shopping e veja quantas pessoas estão utilizando o celular.

    É certo que o número de pessoas com dispositivos móveis é enorme. Boa parte destas pessoas realiza as suas buscas através de celulares ou tablets. Se sua página não está adaptada para estas telas, vai ficar para trás.

    Quem não está pronto para atender ao usuário, comumente não é exibido. O site que prejudica a experiência do usuário por não ser configurado, perderá boa parte do público, já que não vai aparecer para as pessoas que usam este tipo de acesso à internet.
  • Headings Tags: são utilizados para destacar títulos e subtítulos em uma página. Os recursos são configurados na programação do site, diretamente pelo código.

    Por esta razão, é importante criar o seu site com uma empresa confiável, já que este detalhe irá afetar o aparecimento de sua página posteriormente.
  • Arquitetura da informação: a ordem com que as informações aparecem também facilita o entendimento do Google sobre a temática principal abordada nos conteúdos do seu site, quais são as secundárias e assim sucessivamente.

    Uma estrutura mais organizada para o texto também influencia na experiência do usuário, já que ela facilita a navegação do usuário e como consequência o rankeamento das páginas no Google.

    A estrutura do texto em F, é o mais indicado para a leitura dos usuários. Recomenda-se alinhar o texto com o canto esquerdo, e colocar as informações segundo a sua prioridade.

    Os títulos e subtítulos também devem seguir um padrão de tamanho, sendo os títulos maiores, os subtítulos médios e a fonte do texto pequenas, como no exemplo a seguir:

    SEO%20interfere%20no%20posicionamento%20

  • Tempo de criação do site: os mais antigos e otimizados, tem prioridade sobre os novos textos.
    Entende-se que os sites que já estão ativos a mais tempo, oferecem serviços de qualidade e, por isso, chegaram até ali.

A paciência no processo de otimização é fundamental. Com o passar dos meses, o Google irá reconhecer o seu esforço e te dar o merecido lugar entre os primeiros.

SEO%20interfere%20no%20posicionamento%20

O SEO está diretamente ligado a posição que o seu site ocupará, ele não só interfere, como é o responsável pelo seu posicionamento.

A Construsite Brasil, entrega na programação dos seus sites, a otimização para que a sua empresa alcance as primeiras páginas o mais rápido possível. Contamos com uma equipe de sucesso do cliente para orientar e auxiliar ainda mais em relação à qualidade do seu conteúdo.

Fale com nossos especialistas e saiba mais.

Caso você queira uma solução rápida para que o seu negócio apareça, será necessário um investimento financeiro. Na Parte II desta sequência de post, entenderemos mais sobre o funcionamento do Google Ads e como é possível alcançar as primeiras posições em questão de horas.

Enquanto você espera pela próxima opção de posicionamento, que tal baixar o nosso e-book totalmente gratuito sobre como alcançar o primeiro lugar no Google?

Até mais :)


Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: