Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Referral Marketing: o que é e como usar?

Referral Marketing: o que é e como usar?

Veja o que é o Referral Marketing e saiba como utilizá-lo na sua empresa.

| Atualizado em
por Lays Xavier

O Marketing foi criado com a intenção de explorar, criar e entregar valor visando a satisfação das necessidades do mercado.

Com o tempo o Marketing se associou a comunicação e a criação de estratégias, assim conseguiu oferecer cada vez mais valor aos consumidores e resultados para as empresas.

Observando essa movimentação, as empresas começaram a investir cada vez mais em marketing e divulgações, já que assim conseguiam chegar até o consumidor. O caminho começou a se tornar mais natural e a divulgação menos forçada.

A estratégia de tornar o caminho mais fluido e realizado pelo próprio cliente é muito interessante. Ela é utilizada no marketing digital pois é uma forma de investimento mais em conta e com maior possibilidade de fidelização do cliente.

As empresas perceberam as vantagens em investir nas chamadas estratégias a longo prazo. Apesar de os resultados serem mais demorados, o envolvimento com o cliente torna o contato mais eficiente.

Uma das variações do Marketing que nasceu do processo de deixar o próprio cliente buscar pela solução, foi o Referral Marketing. Você conhece esse termo? Venha com a gente que iremos explicar!

Referral Marketing: o que é?

No Referral Marketing, você possui a solução e os consumidores vem até você através da indicação de outras pessoas. Por essa razão, você pode ouvir muitas pessoas chamando essa estratégia também de Marketing de Indicação e Buzz Marketing.

Por ser um processo orgânico, ou seja, que ocorre naturalmente, o Referral Marketing independe do movimento dos gestores para acontecer. Há quem diga inclusive que não é possível planejar o funcionamento dessa estratégia, mas, podemos dar uma forcinha.

Referral Marketing: como usar?

O Referral Marketing é uma estratégia que acontece sem custos, de forma natural e serve para que a empresa ganhe autoridade entre os consumidores e se torne mais conhecida.

Pense: Quantas vezes você adquiriu um produto ou serviço de determinado local, simplesmente porque um amigo ou familiar disse que era bom?

Nessa questão entra até mesmo o valor que será gasto para essa aquisição. O usuário opta pela opção indicada, mesmo que ela seja mais cara pois sente segurança em escolher o conhecido.

No processo, os profissionais de marketing são contratados pelas empresas para se certificar que essas indicações continuarão acontecendo de forma cada vez mais intensa, porém sem perder o principal do processo, que é a naturalidade.  

O desafio é garantir que essas interações ocorram de forma relevante, e sempre que oportunidades surgirem.

As pessoas gostam de se gabar de suas boas experiências. Essa é uma ferramenta que pode ser usada para dar aquele impulso para que esse processo comece.

Ao oferecer em sua empresa um ótimo serviço e tornar a experiência da pessoa única com o seu negócio, ela com certeza irá falar aos amigos do que ocorreu.

O diferencial pode ser de um gesto simples como o oferecimento de um brinde ou outros mais elaborados a depender da solução oferecida em seu negócio.

Referral Marketing: conheça os benefícios!

Com o uso dessa estratégia você consegue um público mais interessado em seu produto, disposto a dar uma oportunidade a sua empresa e que já está predisposto a realizar a aquisição.

Os clientes tomam a sua empresa como referência no assunto e sempre que alguém precisar do seu produto o cliente fará a indicação. Assim a sua empresa diminui os esforços para  encontrar os clientes.

Se um cliente satisfeito fizer a indicação do seu negócio para um amigo e este se tornar outro cliente satisfeito, com o passar do tempo você irá conseguir uma nova cartela de clientes de forma natural.

Um fato que pode ser confirmado com todas as letras é que: consumidores confiam mais nos seus amigos e familiares do que em vendedores.

Garanta em sua empresa que os clientes estejam 100% satisfeitos, treine a equipe, cumpra os prazos e conquiste uma cartela cheia de clientes com o passar do tempo.

Entenda o porque Referral Marketing é tão poderoso!

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa global especializada na coleta de informações e dados Nielsen, 92% dos consumidores confiam nas recomendações das pessoas que eles conhecem.

Além disso, as indicações de amigos influenciam 50% de todas as decisões de compra, de acordo com McKinsey, empresa líder em consultoria empresarial.

Ou seja, uma recomendação da sua empresa vale muito mais pontos do que uma boa campanha paga.

Outro dado que temos, é referente ao estudo do AMA Journal of Marketing, no qual indica que os clientes que são obtidos através do Referral Marketing são muito mais leais e geram uma maior margem de lucro para as empresas.

Ao observar o cenário mercadológico e o funcionamento do Marketing Referral, é possível ver claramente o quanto é necessário dar atenção para esse movimento que ocorre naturalmente e trabalhar estratégias para que ele seja intensificado.

O consumidor é a pessoa mais importante do seu negócio e você deve ter isso em mente. Afinal, se ninguém buscar pela sua solução, a empresa deixará de existir em pouco tempo.

O ser humano é social por natureza e o compartilhamento de experiências, com as pessoas mais próximas é algo que gostamos de fazer, principalmente se elas são positivas.

Quando vivemos coisas boas o nosso intuito primordial é contar para alguém e o mesmo ocorre com experiências negativas.

Use isso a seu favor, não dê motivos para que a sua empresa seja vetada em um grupo de pessoas por causa de um mal atendimento ou pela falta de compromisso.

Agora que você já sabe a importância do Referral Marketing, que é uma estratégia orgânica, veja como otimizar e ter resultados imediatos para o seu negócio através do uso de estratégias de Marketing Digital.

Leia também nosso post: Saiba como conquistar clientes usando iscas digitais para ver os seus números crescerem ainda mais.

Baixe também nosso e-book e saiba Tudo o que você precisa saber para vender mais online e veja como tornar a sua empresa um fenômeno do ambiente virtual.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: