Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo Pós pandemia: adapte-se ao contexto

Pós pandemia: adapte-se ao contexto

Entenda como essa caminhada pode ser mais simples com o parceiro certo.

| Atualizado em
por Lays Xavier

O ano de 2020 se apresentou muito conturbado com diversos acontecimentos que impactaram a sociedade em escala global. A pandemia causada pelo Covid-19, é sem dúvidas o tema mais abordado do ano e com certeza ainda será tema de discussão nos anos seguintes.

O cenário criado pela crise forçou a adaptação de todo o mercado. Pessoas e empresas tiveram que se adaptar, e infelizmente quem não acompanhou, ficou para trás.

Ambiente físico x ambiente virtual

As mudanças trouxeram o mundo físico para o digital, forçando a inserção das pessoas que não possuíam tanta familiaridade com esse meio.

Segundo o Think Whith Google, na primeira quinzena da quarentena, 32% das pessoas que realizavam compras online, fazia isso pela primeira vez. Observou-se então a criação de um novo hábito devido o surgimento da pandemia.

O mesmo aconteceu com as empresas, aquelas que não se adaptaram e conseguiram mudar o seu estilo de negócio para o digital, acabaram por fechar as portas.

Com a determinação do isolamento social, a única forma das empresas manterem relações com seus consumidores, foi o ambiente online. Isso causou uma grande mudança na relação empresa-consumidor.

As pessoas agora usam ferramentas audiovisuais para se comunicar,como o Zoom e o Google Meet, o estudo migrou completamente para o virtual, o trabalho passou a ser realizado de casa. A forma de ver o mundo passou a ser outra devido ao medo e a insegurança.

Com a possibilidade de relaxamento do isolamento social, novamente é encontrado um cenário de consumo e convívio, que exigirá adaptação.

Readaptação

A forma de consumir produtos, serviços e conteúdos está muito diferente. As redes sociais e os streamings se tornaram o meio mais forte de conteúdo, assim como as lojas virtuais, sites e aplicativos ganharam destaque.

O consumo de produtos e serviços foram retomados, sendo as camadas sociais de maior renda as mais motivadas a adquirir artigos como uma forma de celebração. Há por consequência um aumento na busca por produtos de luxo, além e maneiras de se sentir melhor com a situação passada.

As classes sociais mais baixas, realizam um consumo moderado, buscando formas criativas de consumir os produtos e serviços. Ainda que não tenha muita força para consumo no cenário atual, a perspectiva é que o número de consumidores ativos volte a aumentar com o passar dos meses.

Esse período traz uma nova forma de encarar a situação. Com o trabalho de casa, não a necessidade de estar presencialmente na cidade em que a sede da empresa se localiza, abrindo espaço para que haja um fluxo de pessoas de mudança para cidades vizinhas e do interior.

Novamente, os sites e lojas virtuais ganham destaque pois passam a ser a forma de consumo regular das pessoas que se afastam das grandes marcas e variedades oferecidas nas capitais.

Segurança para o consumidor

Houve também uma mudança psicológica nos consumidores, que enxergam a relação com a loja física insegura. Práticas como ir à loja experimentar roupas, sapatos, ou pegar em aparelhos causam desconforto, já que não se sabe quem esteve anteriormente no ambiente.

O relaxamento das normas de isolamento social, ainda que permitam a volta a ação de diversas empresas ao ambiente físico, apresenta insegurança para o consumidor que não está disposto a frequentar esses espaços.

Deve-se ter em mente de que o mundo não voltará às condições anteriores a pandemia. As pessoas não voltarão aos hábitos que envolvem contato físico e se adaptaram ao ambiente virtual devido a praticidade e segurança oferecidos.

A aquisição de um site ou loja virtual permite que empresa continue ativa e conquiste um público ainda maior. Além de não possuir as barreiras de um espaço físico, relativas a dias e horários de funcionamento, a presença online funciona como uma vitrine para que as empresas sejam conhecidas em diversos lugares.

Conseguir se adaptar a novas situações em um cenário em que tudo está em constante mudança pode ser complicado. Para auxiliar, criamos o post: Como dar os primeiros passos no em meu negócio online?. Entenda como essa caminhada pode ser mais simples com o parceiro certo.

A Construsite Brasil é especialista em presença online e já ajudou vários empreendedores a iniciarem sua jornada no ambiente virtual durante a pandemia. Adapte-se ao contexto e tenha uma negócio de sucesso. Fale com um especialista.


Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: