Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO O que é Google Tag Manager e como usar?

O que é Google Tag Manager e como usar?

Veja como criar Tag para acompanhar as ações do usuário em seu site.

| Atualizado em
por Lays Xavier

"O que não é medido, não é gerenciado", já dizia o estatístico, autor, consultor e professor universitário William Edwards Deming. Ele é amplamente conhecido pela melhoria nos processos produtivos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Por que falar sobre o Deming quando o assunto é o Google Tag Manager? Porque esse profissional percebeu a importância da mensuração de dados para a realização de melhorias no negócio e criação de estratégias.

O Google Tag Manager, também conhecido pela sigla GTM, é uma ferramenta de criação e gerenciamentos de Tags. O que isso quer dizer? Continue a leitura e descubra!

Por que conhecer mais sobre o Google Tag Manager?

Caso você tenha um negócio online, seja site, blog ou loja virtual, e não seja programador, é provável que em algum momento da sua vida tenha se deparado com a necessidade de aplicar códigos em sua página.

É nesse momento em que a situação complica, ainda mais quando não se tem nenhuma familiaridade com os códigos.

O procedimento padrão a ser realizado nesse momento é entrar em contato com a empresa que criou o site ou chamar o pessoal do TI para ajudar. Porém, existe uma forma simples e mais rápida de realizar a aplicação do código.

Faça você mesmo

Gere você mesmo o código através do uso do Google Tag Manager e o instale em seu site. Assim você ganha mais autonomia e agilidade para fazer o acompanhamento das ações.

Entenda mais sobre o Google Tag Manager e saiba como usá-lo no decorrer do post.

Google Tag Manager (GTM): o que é?

O GTM é uma solução para o gerenciamento de Tags de Marketing, como códigos de promoção e rastreamento, em páginas da web e aplicativos de uma forma que não seja necessário alterar o código do site ou mexer em sua estrutura.

Explicando de forma bem simplificada, após a instalação do Google Tag Manager em seu site, as informações passam a conseguir se comunicar com outras fontes de dados, como o Google Analytics e o Pixel do Facebook.

Com o GTM você poderá gerenciar diversas tags em uma única plataforma, sem a necessidade de que um programador adicione o código em seu site.

A ferramenta é gratuita e, pode ser vinculada a outras ferramentas do Google e seus parceiros.

Como usar o Google Tag Manager?

Para fazer uso da ferramenta é necessário criar uma conta ou realizar o acesso com um e-mail Gmail, podendo ser o mesmo de acesso ao Analytics.

Você pode começar o seu login clicando aqui e será diretamente direcionado para a plataforma. ?

Após se cadastrar, continue com a gente e aprenda a criar, cadastrar e observar os resultados de conversão da sua página.

Com o intuito de deixar mais simples o entendimento, veja a seguir como funciona a estrutura do Google Tag Manager e conheça alguns termos antes de irmos direto para a sua aplicação.

Termos usados pelo GTM

Conta

A conta é o local onde todas as outras configurações estarão guardadas, sendo o nível mais alto de acesso dentro do Google Tag Manager.

A depender da permissão concedida, um usuário pode apenas visualizar ou até mesmo configurar e excluir as informações contidas dentro dela.

São as seguintes permissões:

Sem acesso: o usuário não vê o contêiner listado;

Leitura: o usuário vê o contêiner listado e pode navegar nas configurações, mas não pode alterá-las;

Edição: o usuário tem permissão para fazer edições, mas não para publicá-las;

Publicação: o usuário tem permissão para fazer qualquer tipo de alteração dentro do contêiner;

Administrador: o usuário tem permissão para tudo, inclusive excluir o contêiner e/ou a conta (não recomendado).

Contêiner

O contêiner é o segundo nível do Google Tag Manager, com informações mais detalhadas. É nele que as Tags ficarão armazenadas.

Podem ser criados vários contêineres, com Tags que correspondam a sua estratégia, para melhor desempenho e interpretação dos dados.

Dentro dos contêineres ocorrem as configurações das Tags. A ativação das "tags" são feitas através de "acionadores", que são configurados nas "variáveis" e buscam informações nas "camadas de dados".

Tags

Através das Tags o Google Tag Manager, é inserido os scripts de acompanhamento configurados em seu site. Elas representam os códigos configurados na página.

As informações são enviadas para ferramentas terceiras que permitem a análise dos dados, como o Google Analytics, tornando mais simples a interpretação dos dados de ação dos usuários.

Acionadores

É necessário que o usuário realize alguma ação para que a Tag seja disparada. Os acionadores definem qual é essa ação.

A configuração deles pode ser para o acionamento através do carregamento de uma página, visualização de um vídeo, clique em botões e o que mais for necessário para a aplicação de sua estratégia.

Variáveis

São o conjunto de nomes de valor preenchidos enquanto o usuário realiza uma ação no seu site. Essas são informações que o Google Tag Manager pode precisar para a ativação da tag e dos gatilhos.

As variáveis informam para os acionadores o valor da ação realizada.

Camada de Dados

É um código em JavaScript com informações de eventos personalizados e/ou variáveis transmitidas no seu site.

Ela atribui valor às ações de seu site, que se transformam em variáveis, para ativar o acionador e disparar a tag.

Conhecendo os termos usados no GTM e sabendo como funcionam os termos, veja agora como usá-lo

Criação da conta no Google Tag Manager

Ao realizar o login, logo na primeira página já será permitida a criação de uma nova conta para que você crie o seu código.

Google-Tag-Manager-1.jpg

A criação dependerá da sua estratégia. Você pode fazer a conta para uma empresa e subdividi-la posteriormente ou criar para uma seção específica do seu site.

Como indicação, sugerimos a criação de uma conta para a empresa, o que torna o gerenciamento mais simples.

O próximo passo é criar a conta, colocando o nome da empresa a qual o código será direcionado, o site onde será aplicado o código e a opção de segmentação de acordo com a sua estratégia para ser criado um contêiner, indicamos para resultados mais significativos o gerenciamento "Web".

Captura%20de%20tela%20de%202019-09-10%20

Após o preenchimento de todos os dados, você poderá clicar em "Criar".

Você será direcionado a uma página com os termos, explicando a necessidade de os fatos serem reais, ao aceitar os termos e políticas de privacidade você será direcionado para a próxima página.

A página a seguir já terá os códigos prontos para serem instalados com a indicação de onde colocar esse código dentro de sua página.

GTM-3.jpg

É interessante saber que os códigos, após inseridos no site, só serão apagados manualmente, ou seja, ainda que os scripts dentro do GTM sejam excluídos, a existência do código dentro do site continuará.

Você pode enviar para os programadores do seu site ou instalar você mesmo, caso saiba.

A parte mais complicada já passou.

ufa.gif

O código deverá ser adicionado em todas as páginas que você deseja rastrear e mensurar os dados. Estando tudo pronto, vamos à criação das Tags.

Criação de Tags dentro do contêiner

Para criar uma nova Tag dentro do contêiner:

Clique no menu à esquerda e selecione a opção "Tags"

GTM-4.jpg

Irá abrir uma nova página com a opção de criar uma nova Tag, onde será necessário indicar um nome para a identificação dos resultados.

Configure e personalize a Tag e o seu acionamento, ou seja, qual ação deverá ser feita pelo usuário para a contabilização em sua página.

Captura%20de%20tela%20de%202019-09-10%20

Configure a Tag de acordo com a necessidade do seu negócio e a estratégia utilizada.

Existem algumas opções disponibilizadas e você pode criar a sua própria Tag utilizando a opção HTML personalizado.

Depois da Tag criada e salva, clique em enviar para que ela comece a ser utilizada em seu site. Já falamos um pouco sobre a análise dos dados através do Google Analytics, que tal conferir agora como fazer a configuração da Tag dentro dessa plataforma?

Configuração do GTM no Google Analytics

Para que você consiga configurar a Tag do Google Analytics, é necessário encontrar o ID de Acompanhamento. Ele está localizado em: Propriedade > Informações de Acompanhamento > Código de acompanhamento dentro de sua conta na ferramenta do Google.

Salve esse número e siga o passo a passo a seguir para realizar a instalação.

Passo 1: clique novamente em "Adicionar uma tag";

Passo 2: nomeie à tag e configure-a;

Passo 3: selecione a opção "Universal Analytics":

GTM-05.jpg

Passo 4: selecione o tipo de acompanhamento e a variável das configurações;

Passo 5: irá abrir uma nova janela na qual você deverá nomear a variável e inserir o seu ID de acompanhamento;

 

GTM-6.jpg

Passo 6: escolha um acionador já criado ou configure um novo e clique na opção "todas as páginas";

Passo 7: salve a Tag;

Passo 8: clique em enviar para a nova Tag ser publicada. Essa etapa exigirá uma pequena descrição do que está sendo criado ou o que será alterado para facilitar o controle dos dados posteriormente.

Realizados todos os processos, está pronto, a sua Tag foi criada! Agora é só usá-la para começar a mensurar o que acontece em seu negócio.

Acompanhe de perto o que está acontecendo em seu site e veja se a estratégia adotada para o seu negócio está sendo proveitosa.

Veja também um passo a passo de como colocar o seu site na primeira página do Google e se destaque das outras empresas. Baixe agora o nosso e-book inteiramente gratuito.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: