Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing / Mídias Sociais Curtidas do instagram: é o fim? Saiba os impactos na rede social!

Curtidas do instagram: é o fim? Saiba os impactos na rede social!

Entenda o que aconteceu na nova atualização do Instagram. Afinal, as curtidas ainda existem?

| Atualizado em
por Lays Xavier

O Instagram está em uma nova fase de testes que irá explorar a ocultação das curtidas nas fotos e o número de visualizações em vídeos. 

Para quem se assustou com a atualização em teste no Brasil desde 17 de Julho, saiba que essa medida está sendo analisada desde o primeiro semestre de 2019 e agora finalmente foi ao ar. 

A empresa alega que não deseja criar uma competição por curtidas dentro da plataforma. O principal objetivo é que as pessoas produzam mais conteúdo, então apostou na mudança!

A proposta com a mudança é de que as pessoas se engajem mais com fotos e vídeos do que com a aceitação social que vem acompanhada pelo número de curtidas. 

O foco da plataforma está em observar se as pessoas irão compartilhar mais os seus momentos e histórias na rede social agora que não estão focadas ou preocupadas com o número de curtidas. 

Ao contrário do que muitos imaginam, as curtidas não foram extintas. O número apenas não aparecerá como antes da atualização para que todos os usuários possam visualizar. Agora, irá aparecer apenas para o usuário dono da conta essa informação

Veja como a mudança ficou: 

zse7ckX8X1oVIzVHXBX4BxAYPogKGkm6K1eK6Yvd

Exemplo da nova visualização.

O post não fala exatamente o número de curtidas que a foto possui, apenas diz que foi curtida por outras pessoas. 

Vale a pena lembrar que essa é uma fase de teste. A plataforma já havia liberado essa atualização em maio no Canadá e após a aceitação do público, a empresa decidiu expandir o teste e observar os resultados em outros países. 

Acredita-se que a possibilidade dessa atualização sair da fase teste e permanecer como oficial é bem alta. 

X9_Qkq67lluSTGo5QvXzqQu_aEQPuiLDRGinBpS5

Foram escritas algumas publicações sobre a recente mudança. Boa parte, porém, tendenciou de forma negativa a visão dos usuários, causando receio principalmente nas pessoas que usam o perfil comercial para divulgar a sua empresa.

Continue a leitura e veja os mitos e verdades sobre a nova atualização.

Mitos e verdades da atualização de curtidas do instagram

Mito -  Pessoas menos interessadas em produzir conteúdo de qualidade: como não terá mais o número de curtidas logo a baixo da publicação, corre o boato de que a qualidade e visibilidade do conteúdo será menor. 

Por que é um mito essa afirmação? Conteúdo relevante nunca sai de moda! Independentemente das atualizações que ocorram, a experiência do usuário sempre será a prioridade nas redes sociais. 

Pode-se dizer que o que acontecerá é justamente o contrário. 

A atualização criará mais volume de conteúdo, fazendo com que a preocupação em ser relevante aumente, logo, conteúdos com mais qualidades serão produzidos para chamar mais atenção das pessoas. 

Verdade - As curtidas não serão públicas, mas existem: somente o dono do perfil terá acesso às estatísticas. 

Para ver as suas curtidas, clique em "outras pessoas" e aparecerá o número de curtidas da imagem. 

a75f7_NxQ67JDWSQVdckKWFgqGLRHyxjC7Jh9tqN

Nesse caso, você pode estar se perguntando "De que adiantou a mudança, já que o usuário continuará recebendo o número de curtidas?".

O que altera é que o usuário não estará sendo pressionado a ter um número de curtidas para sentir que o seu momento realmente foi interessante. Muitas pessoas possuem receio de postar, simplesmente pelo medo do baixo número de curtidas. 

Em outros casos, um usuário até poderia achar a publicação interessante, mas não deixaria a sua curtida, pois a publicação já tinha um tempo considerável online e outras pessoas ainda não tinham dado muitos likes.

Sim! O número de curtidas em uma foto poderia influenciar se ela receberia ou não mais curtidas. 

Mito - O engajamento não existirá mais: as pessoas imaginam que o engajamento é igual ao número de curtidas em uma foto. Na realidade, é considerado como engajamento o número de compartilhamentos e comentários que o usuário realiza quando se interessa pelo assunto. 

O número de curtidas nunca foi uma métrica muito relevante para medir a relevância de um conteúdo dentro da própria plataforma. 

Verdade - Para se destacar, será necessário ser ainda mais interessante: uma página será relevante e alcançará mais usuários a medida que este mostre interesse. 

Logo, conteúdos melhor produzidos, geram mais engajamento e conquistarão um alto alcance de visualizações. 

Devemos pensar que essa mudança afetará tanto a usuários que apenas usam a plataforma, como os que precisam dela para a divulgação de seu negócio. 

Aos que querem engajar mais, a dica é apostar em conteúdos que interessem o seu público, de forma que ele continue acompanhando o seu negócio. 

tYQb0bZ6Rg8_LxaUt7BPdodvf85m7LwCGDH8i-7P

Aos que usam como perfil pessoal, agora você está liberado para postar as fotos que tanto amam sem se preocupar com a pressão das curtidas. 

brjuvmIXnqSt2jRvjR_b1Xas47qTKfgp9uTLvysJ

A alteração já tem quem a ame, quem a odeie e quem se engana com as informações. Isso porque as métricas observadas pelos algoritmos não são conhecidas por todos. 

Veja com os seus próprios olhos o que é muito valorizado pela plataforma e tire suas conclusões!

Principais métricas analisadas no Instagram

  • Número de salvamentos do post: publicação boa é aquela que o usuário salva para ver depois. A relevância aqui é enorme, já que o usuário executou a ação de querer ter fácil acesso a  um post criado por você ou o seu negócio.

6vy5Me3pXLtfJIrsBJlnJZhgv-b9VNd6i1XdP4W8

  • Número de compartilhamentos: o post é tão bom que o usuário não pode guardar só para ele, é de seu desejo que todos vejam. Então ele compartilha com os amigos, seja por stories ou por mensagem, os famosos directs.

U0bXBdLRoiUa8wQkQHpszUN8HXQ-2xMQSjunejBi

Com certeza a plataforma vê valor aqui. Um conteúdo que é passado para a frente de modo geral adquire a confiança para a plataforma. 

Mesmo que não seja interessante para todos os usuários, um determinado grupo está disposto a repostar, compartilhar uma, duas, três vezes e por aí vai. Isso sim é engajamento e interação, logo, tem muito valor na visão da plataforma.

  • Comentários: um assunto comentado é um assunto interessante. Ou seja, aquele tema é importante, pelo menos naquele momento.

0gyZWbvJbTEHLU729BQYpygJRpeqklVLoWQMwCwS

As pessoas não comentam em todas as publicações que elas veem. Somente algo relevante para ela naquele momento fará com que ela faça essa ação. 

Nessa situação, a plataforma entende que deve oferecer para ela mais daquele tipo de conteúdo. 

  • Visitas ao perfil: o perfil que é muito visitado apresenta mais relevância. Afinal, se muitos estão visitando aquele usuário, significa que ele tem algo a mostrar. 

qzoYgnfmfHgoXDeWPCIeX61Gv-dPdSq2tzqn0ouO

Um perfil que foi visualizado pelo usuário somente no momento que ele seguiu, mas que nunca mais voltou a busca ou foi visto, não apresenta importância para ele, logo, as publicações desse perfil não aparecerão com frequência para o usuário. 

k5NTufYpg47kXWQ8NXqsKtaIHor7xn_Tl6Zj33Ic

Se além de visitar o seu perfil, o usuário realizou uma ação de valor como ligar, enviar mensagem, ir ao seu site e mais, sintam-se premiado: é aqui que começa o caminho da venda de uma solução ou produto de verdade.

Consegue entender como essas métricas são realmente importantes na visão da plataforma? Todas as ações nesses quesitos tem valor, pois o usuário se mostra realmente interessado. 

As curtidas e o número de seguidores são métricas com peso muito menor. Elas não apresentam tanta relevância para gerar o engajamento do usuário

E se restam dúvidas: curtidas não significam vendas, se não estão acompanhando destas ações que de fato leva o usuário até você.

Um perfil pode ter seguidores e nenhum engajamento com o usuário após esse primeiro contato. 

Qual o interesse para o usuário nesse caso? As plataformas contam cada vez mais com o auxílio de algoritmos inteligentes, que conseguem perceber as correlações entre os comportamentos entregando o que é de maior interesse das pessoas. 

Nossa dica é que você não se desespere e invista cada vez mais em aprimorar os conteúdos de suas publicações para que os usuários vejam valor neles. 

O número de curtidas não influenciará nesse processo, já o valor que você está disposto a oferecer, sim. 

Ainda possui dúvidas sobre esse assunto? Comente aqui. 

Como você chegou até o final deste post, imagino que você esteja interessado em conhecer mais sobre o universo online. Baixe de forma gratuita nosso e-book e saiba como vender mais online. 

 

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: