Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Crie seu site sozinho

Crie seu site sozinho

Posso fazer meu site sozinho? Pode sim! E a Construsite vai te ensinar a como construir seu site gastando nada ou muito pouco.

| Atualizado em
por Luana Carvalho

A maioria dos empreendedores, para não dizer todos, sabem a importância de ter um site.

A grande dúvida é: "posso fazer meu site sozinho?" Respondendo a essa pergunta, sim! É possível criar o próprio site em questão de segundos, sem ter nenhuma experiência e gratuitamente.

Ainda é muito comum encontrar pessoas que acreditam que criar um site simples requer conhecimento técnico de programador, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Como criar um site sozinho?

O objetivo é um só: colocar o site no ar e começar a vender. Para isso é preciso de muito pouco, um site bem simples já cumpre esse papel.

Depois que já estiver vendendo e começar a perceber algumas melhorias que podem ser feitas aí sim chegou a hora de contratar um profissional para te ajudar.

E por que não um profissional no assunto ensinar como fazer o básico?

Passo a passo para criar um site

Tenha um domínio

O primeiro passo para criar seu site é escolher um domínio, como: construsitebrasil.com.

O domínio é aquele nome que você pode observar na barra de pesquisa e fica logo após o www., geralmente ele possui o mesmo nome da empresa ou representa o seu principal serviço.

Adquirir um domínio evita que outras empresas utilizem o mesmo nome que você, então compre um mesmo sem ter um site pronto ainda.

Para escolher o nome do seu site acesse o registro.br e digite o nome desejado no espaço de busca e confira se o nome que você deseja ainda não está sendo usado.

Post%2015%20-%20Criao%20de%20Sitehtmla2a

Contrate um serviço de hospedagem

Agora que você já tem seu domínio (carrosdebrinquedo.com.br) é hora de escolher um serviço de hospedagem para ele.

Esse serviço permite que você coloque na internet seu domínio, as páginas, arquivos, imagens e qualquer outro conteúdo que desejar.

A lógica é a mesma de um hotel, para entrar no ar e enquanto estiver funcionando você pagará uma mensalidade.

Existem opções tanto gratuitas como pagas para esse serviço, porém as que não possuem mensalidade costumam ser mais instáveis e muito restritas.

Escolha um construtor de sites

Pronto, sua empresa já tem um domínio e ele já está no ar. Então é hora de construir seu site.

Para decidir qual construtor usar o primeiro passo é verificar o quanto ele permite que seja personalizado, quantos temas possui, se aceita vídeos ou imagens, entre outras características que podem ser importantes para sua empresa.

Post%2015%20-%20Criao%20de%20Sitehtmlde6

Como vender?

Ok, agora você tem um site!

Todo esse processo para criar um site não é o suficiente para fazer o mais importante vender.

Para ter sucesso online é preciso seguir alguns passos que vão te colocar nas primeiras posições do Google e te gerar muitas vendas.

Performance

Ao criar um site é preciso ter em mente uma palavra: performance.

O primeiro passo é acompanhar as estatísticas de tráfego nas plataformas de gestão de sites, como Google Analytics ou o construtor de site que você escolheu.

Depois você deve considerar os resultados analisados e começar a realizar alguns testes de performance, os famosos testes A/B.

O teste A/B entrega, de modo dividido, duas páginas distintas que estão no mesmo domínio para os visitantes e calculam a conversão de cada uma das páginas.

Assim você consegue identificar quais formatos, fontes, cores, tamanhos, seu visitante prefere e o induzem a virar cliente.

Blog

Ter como uma das páginas do seu site um blog, é uma ação muito importante. Assim você consegue comunicar com seu visitante de várias maneiras.

Post%2015%20-%20Criao%20de%20Sitehtml793

Com um blog é possível ensinar sobre assuntos que o seu visitante não saiba, resolver problemas e levar autoridade, além de criar um bom relacionamento com seu possível cliente.

Então capriche nos conteúdos!

Palavras-chave

As palavras-chave são os termos que direcionam os usuários a encontrarem o seu site através de buscadores, como o Google.

Os "robozinhos" do Google estão a todo momento procurando e organizando os conteúdos para aparecerem rankeados nos resultados de pesquisa.

O ranking funciona como em uma tabela de classificação, sua página ganha pontos de acordo com os critérios do Google.

Redes Sociais

As redes sociais são responsáveis por uma grande parte da atração das empresas atualmente. Por isso não podem faltar também na sua estratégia.

Mas não use-as sem direcionamento! Escolha as mais compatíveis com seu mercado e use e abuse na divulgação dos seus conteúdos por lá.

Layout

Escolha um bom visual, esteja "bem vestido" para a ocasião.

As páginas do seu site devem ser bonitas, amigáveis e intuitivas, de maneira que seu visitante saiba quais passos seguir e seja guiado até a compra.

Seu site está pronto, e agora?

Tudo acabado? Não mesmo!

O seu site nunca estará 100% finalizado. No mundo tecnológico tudo está em constante evolução, o que faz com que você também tenha que estar.

Mesmo com um site gratuito em mãos, chegará um momento onde sua empresa precisará de uma solução mais profissional, e é por isso que a Construsite Brasil está aqui.

Por que investir em um site?

Suporte

A regra é clara, sem investimento, sem suporte!

Mesmo conseguindo criar um site gratuito e colocar ele no ar, em algum momento acontecerá de seu site sair do ar, ou acontecer um problema que você não consegue resolver.

Nesse caso a quem você recorre? Um criador de sites grátis não fornece esse serviço, o que pode acarretar inúmeros problemas futuros.

Com um investimento em um criador de sites profissional você tem garantia de suporte a todo instante, seja para dúvidas, problemas ou mudanças necessárias.

Credibilidade

Criadores de sites gratuitos obtêm sua renda através de espaços para anunciantes em seus sites, ou seja, sua página terá anúncios o que pode incomodar bastante seu visitante.

Post%2015%20-%20Criao%20de%20Sitehtml785

Os criadores de site como Wix ou Wordpress também não permitem que você coloque o domínio que adquiriu, sendo assim você fica com a extensão deles no nome do seu site.

Por exemplo: wix.carrosdebrinquedo.br

Esses dois fatores prejudicam a imagem da sua página, pois transparece que seu site não é profissional e confiável.

Além disso o Google não gosta de sites sem domínio próprio, dando uma pontuação ruim no ranking e não permitindo que você apareça na primeira colocação da página.

Site responsivo

Ter um site responsivo significa que sua página funcionará em qualquer tamanho de tela. Assim seu cliente conseguirá te acessar por qualquer dispositivo.

As plataformas de criação de sites gratuitos podem não oferecer essa opção, que é super importante para garantir uma boa primeira imagem da sua empresa.

Imagina tentar acessar um site pelo seu celular e ele não funcionar?

Design

Os modelos oferecidos para criação de sites nas plataformas gratuitas são restritos e com um limite para criar um diferencial da sua empresa para as outras, além de serem esteticamente simples.

Já os desenvolvedores de sites profissionais permitem que sua empresa escolha todos os aspectos do design, podendo personalizar da maneira que bem entender.

Pensando em te ajudar mais ainda, a Construsite Brasil desenhou um infográfico com um passo a passo, basta seguir para criar um site realmente vendedor, assim não irão sobrar mais dúvidas! clique e veja!

Autor:

Luana Carvalho | Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
Outros posts feitos por Luana Carvalho

Comentários: