Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como engajar os visitantes do meu site - Parte II

Como engajar os visitantes do meu site - Parte II

Você sabia que existem diferentes tipos de conteúdo para cada momento do usuário? Entenda quais são eles!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Como tem sido a experiência de engajamento dos consumidores em seu site? Já consegue observar o comportamento do consumidor no ambiente online? Caso você não tenha entendido essas perguntas, leia a primeira parte do post: Como engajar os visitantes do meu site, para que você tenha uma melhor compreensão desse tema.

Agora, se você já viu a parte I e quer saber o desfecho dessa história, continue a leitura e descubra não somente como engajar os visitantes em seu site, mas também como direcionar um conteúdo específico para cada e aumentar os resultados para a sua empresa.

Para que o visitante interaja com o seu site é necessário que você produza um conteúdo atrativo para ele e que o convença a se dedicar a essa interação. Todo o processo se torna mais simples quando ele sabe para onde está sendo direcionado e chega ao destino por vontade própria.

Imagine se ao procurar por uma informação, você encontre o cupom de desconto de uma loja bem no início do texto e o conteúdo a seguir não fale sobre o que o título prometia, e sim sobre os produtos e suas variedades.

Seria muito decepcionante certo? Embora o usuário tenha interagido com a página de seu site, ele provavelmente não realizaria nenhuma ação de valor e sua empresa perderia credibilidade.

WBSYbQMn5nHXYRv08MOcpPGpp3JDEPkGqP6VCZ-J

Falando assim fica fácil perceber como levar o cliente para um local que ele não deseja em seu site é decepcionante, mas isso pode acontecer de outras maneiras mais sutis.

No texto I explicamos como funciona o funil de vendas e quais são as 4 ações do cliente que funcionarão como um caminho até que ele adquira uma solução. Agora veremos quais são as 3 etapas do funil relacionadas a produção e direcionamento de conteúdo para os usuários.

Funil de vendas

Vale lembrar que o funil de vendas é um conjunto de estratégias desenvolvidas para acompanhar o cliente até a tomada de uma decisão.

Os conteúdos produzidos pelo seu site durante esse processo farão com que o cliente conheça o seu produto, o considere e enfim decida por ele. Entenda melhor como funciona cada etapa.

v7YN9NxUq-sAWxyX4bhRy1zmWlxSBLw8zAqFp_Yr

Exemplo representativo do funil.

Topo de Funil

O topo do funil é a maior parte. A representação de funil é fiel ao desenvolvimento das estratégias, visto que esta é a etapa que tem como objetivo atrair o público.

Essa parte é direcionada a produção de um conteúdo mais leve. O usuário está incomodado com algo e está atrás de conhecimento sobre assuntos que podem o ajudar. Aqui deve ser produzido um alto volume de conteúdos que possam o interessar, mas ainda não é o momento de falar sobre produtos ou da empresa.

São interessantes as informações de fácil consumo, como histórias, dicas e curiosidades.

Meio do Funil

Os conteúdos produzidos aqui são para os usuários que estão em busca de uma solução. Aqui você conecta a descoberta do problema ao seu produto. Apresente as vantagens de adquirir uma solução que e ressalte como ela pode resolver o problema que o usuário está passando.

eRiivbi-NSJZANvY7oyt7FCDypV_8NtJbIoik7Gh

O consumidor está estudando soluções que resolvam a sua situação. Nesse momento você pode mostrar algumas formas de resolver e ainda o atrair mais já que ele está considerando todas as soluções.  

Fundo do Funil

Nessa etapa as informações fornecidas devem ser com o intuito de persuadir o consumidor. Esse é o momento de decisão da compra. Seja persuasivo e convença o consumidor a adquirir o seu produto.

Para esse processo são interessantes as informações sobre a sua solução, como ela tem sido relevante para os clientes e como pode ser utilizada.

A dica aqui é mostrar como resolver o problema com o seu produto.

Qual é a importância do funil de vendas?

A compreensão do funil de vendas é muito importante para que você consiga direcionar o usuário para o local certo no momento certo. Caso você ofereça o seu produto no momento em que o consumidor está apenas querendo saber mais sobre alguma solução é pouco provável que ele irá adquirir.

Outra situação seria o usuário está disposto a adquirir o seu serviço e encontrar apenas informações variadas pela sua empresa. O uso do funil de vendas como estratégia fará com que o usuário interaja com a sua empresa, já que ele estará conseguindo as informações que ele deseja.

xEmi8BV3_TN_FxYPkd-2EWxX6foK3P8GTVLQdSGW

Quando você consegue a atenção de um usuário através do conteúdo o caminho fica livre para que ele descubra mais sobre as suas soluções. A sua empresa passa a ser vista como uma amiga que está o ajudando a resolver o problema gradualmente.

Conseguir a atenção do consumidor é muito gratificante. Melhor ainda é ser visto por ele como a empresa que o ajudará a resolver os seus problemas. Criar relacionamento e se aproximar fará com que o usuário interaja, indique e defenda o seu negócio na internet.

Muito legal, certo?

Sabendo disso, nós aqui da Construsite Brasil vamos te indicar o post Como criar um conteúdo Relevante para que você consiga produzir melhores conteúdos e engaje cada vez mais seus usuários.

Como também queremos que você tenha muito sucesso, criamos o e-book Tudo o que você precisa saber para vender mais online, para que você ao conquistar o cliente saiba como prestar um ótimo atendimento e melhore as suas vendas. Baixe agora, é totalmente grátis.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: