Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como engajar os visitantes do meu site - Parte I

Como engajar os visitantes do meu site - Parte I

Saiba o que é o termo engajamento e porque ele é importante para o sucesso da sua empresa.

| Atualizado em
por Lays Xavier

O comportamento do consumidor está sendo adaptado cada vez mais para o universo digital e a forma de se relacionar com empresas e marcas também. O ambiente online já não representa somente um canal de mídia e sim, parte da rotina dos usuários.

Diante de tantas possibilidades, estar inserido no ambiente virtual já não é visto como um diferencial para as empresas e sim, como uma obrigação de quem quer expandir o seu negócio e ser encontrado antes dos concorrentes. Assim como o número de usuários aumenta a cada dia, a quantidade de pessoas oferecendo soluções semelhantes a da sua empresa no mercado, também está em crescimento.

Como fazer para que a sua empresa seja a escolhida em meio a tantas opções no ambiente online? Para se destacar no mercado é preciso entender o cliente e as suas necessidades, além de conseguir impactá-lo de forma significativa.

iekx3tUUlkd-2mPEcVdDUGaXPV4USd_RkyEO4-qt

O que é engajamento e qual a sua importância?

Antes de começar, é preciso entender o que é o engajamento. Pode-se definir engajamento como a interação do visitante que deseja saber mais sobre suas soluções e se relaciona com a sua empresa. A grande importância está no fato de que quanto mais engajado está o usuário, maior a chance dele realizar uma ação de valor em seu site.

A dificuldade encontrada para o engajamento dos usuários, é a oportunidade e o espaço. Quando as divulgações forem realizadas, elas devem ter um foco.

Entenda: um anúncio pequeno no canto da página causará menos impacto no usuário, dificultando a criação do seu interesse.

Uma palavra que pode definir o motivo do usuário se engajar em seu site é relevância. A divulgação preparada para atender o usuário em seu momento de busca por soluções, fará com que ele esteja mais aberto a interagir com a empresa e conhecer mais sobre o que é oferecido. As empresas devem entender que para gerar engajamento elas precisam ser relevantes no momento e local certo.

Qg9-9cICopiAqA-XrwSDG5v6HGxebTgtRv-YDSot

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e veja como aumentar o engajamento no seu site.

Crie interações dentro da página

Uma das grandes vantagens da internet em relação aos demais canais de comunicação é o fato dela permitir interação com o usuário. Os canais de comunicação tradicionais, apenas enviam a mensagem de uma empresa para o consumidor, porém não consegue medir o retorno dele de forma direta.

O ambiente online possibilita que o usuário, ao receber a mensagem de um anúncio já tome providências diretas sobre a solução ofertada. Ele pode comentar sobre, clicar no anúncio e ser direcionado a outra página, responder formulários, tirar suas dúvidas, tudo em um curto período.

Call to action

As call to action são as chamadas para a ação. Elas podem ser textos finais em post blogs ou botões dentro do site após a solução oferecida por você. Independente do formato, são muito importantes.

vzQ4JLG93OKI_AW81onb0-jEMP8vAaZc1xlBkdIb

Pense qual será o objetivo da sua chamada para a ação e em qual canal de divulgação ela se encontra: dentro de um texto para promover as redes sociais ou no site para convidar o usuário a saber mais sobre o produto.

As call to action devem ser elaboradas de acordo com cada objetivo estabelecido e texto escrito para não ficar sem nexo. Não faz sentido criar uma chamada para a ação escrita visite nossas redes sociais e encaminhar para o site. O usuário se sentirá enganado e atribuirá essa característica a sua empresa, por isso, esteja atento.

Páginas responsivas para Mobile

Na pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, foi comprovado que cerca de 49% da população tinha o celular como única maneira de acesso à internet. Em relação à preferência de dispositivos, 96% dos usuários optam pelo uso do celular.

Basta sair na rua e olhar ao redor para perceber como o uso de dispositivos móveis está presente no dia a dia do brasileiro. Não é necessário criar pesquisas super elaborados para saber o quão utilizado os dispositivos móveis são, por isso, é necessário que o site da sua empresa esteja adaptado a buscas variadas.

RyD_SkvOzioaPfO4HgXH25BfR-7YhhiiI9toesiV

Páginas responsivas são aquelas que se adaptam a todos os formatos de tela sem perder qualidade na usabilidade e na formatação. Você já entrou em um site através de um celular e o que você encontrou foi lentidão, dificuldade de acesso às guias e palavras mal formatadas? Sabemos como isso é ruim e não queremos oferecer isso aos usuários.

Sites adaptados para dispositivos móveis aumentam o engajamento do usuário que pode realizar leituras sobre as soluções, comentar sobre e interagir com a sua empresa no ambiente online.

Para conseguir aplicar da melhor forma essas dicas de engajamento para o visitante no seu site, é importante criar um funil de vendas. Dessa forma, você conseguirá ser relevante para o seu usuário, apresentando as melhores soluções nos momentos em que ele está mais propício a receber as informações certas.

Funil de vendas

O funil de vendas é um conjunto de estratégias criadas para acompanhar o consumidor nos processos que o levarão a compra.

Ele é dividido em 3 partes relacionadas ao direcionamento do conteúdo para os consumidores e outras 4, a ações do cliente que serão o caminho até a aquisição de uma solução. São elas:

nyesG4ZtG502DHmT1uNF1AzYl-sBDEZqian7U-J0

  1. Visitantes: essa etapa tem como objetivo fazer com que o visitante perceba que tem um problema e despertar o seu interesse sobre o assunto.
  2. Leads: esse é o momento de começar a coletar informações sobre o consumidor, pois, ele percebeu que tem um problema. Através de formulários ou brindes, cative-o a fornecer seu e-mail para que possam ser realizados contatos futuramente.
  3. Oportunidades: o consumidor aqui já está identificando soluções para resolver o problema e busca alternativas para solucioná-lo.
  4. Clientes: aqui ocorre a decisão de compra, a sua solução foi a escolhida pelo usuário e ele se torna seu cliente.  

O engajamento dos visitantes está nas primeiras etapas do funil, quando o visitante descobre a sua empresa. A interação pode ser decisiva para definir se ele continuará ou não nesse processo.

Conquiste o consumidor, não pule etapas pensando que assim a sua taxa de vendas será mais eficiente. Acompanhe cada etapa de perto e mensure os resultados! Através deles você poderá entender quais são as ações mais eficientes em cada processo e inclusive, como o engajamento do seu site está possibilitando melhorá-lo.

Veja também a parte II deste post, lá te contaremos sobre as outras 3 etapas do funil relacionadas ao volume de clientes e conteúdo oferecido para cada um.

Que tal ler o nosso e-book que vai te ensinar a como vender mais na internet? Assim você estará cada vez mais preparado para atrair os usuários do ambiente virtual. O e-book é totalmente gratuito e pode elevar as vendas da sua empresa a um novo patamar. Não perca essa oportunidade.wink_smile.png

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: