Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual A hospedagem influencia o desempenho da loja virtual?

A hospedagem influencia o desempenho da loja virtual?

Você sabe o que é hospedagem e como este serviço afeta de forma direta o desenvolvimento das lojas virtuais? Confira aqui e entenda mais sobre este assunto!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Um dos grandes diferencias observados pelos usuários na hora de acessar as páginas da internet, é o desempenho que ela apresenta. Já ouviu falar sobre isso?

Critérios como a qualidade nos produtos e preço justo são consideradas as características obrigatórias. Ou seja, esses atributos não são atrativos ou diferenciais, porém, são opções para o usuário não prosseguir na página.

Os usuários não estão em busca de coisas óbvias. O que se espera de um produto é que ele tenha qualidade e que seu preço seja acessível.

Estas são características básicas e esperadas. Você tem oferecido somente isso ao seu consumidor? Não se preocupe, ainda está em tempo de melhorar o seu negócio.

A%20hospedagem%20influencia%20no%20desem

O desempenho de uma página é fundamental para conquistar o consumidor. Isso porque se a pessoa tenta acessar uma página com erro, ou demora muito para carregar, ela desiste no meio do carregamento o que faz o contato seja perdido.

A maneira com que a página funciona está diretamente ligada a programação e a hospedagem.

Lojas virtuais com erro em seus códigos e hospedadas em servidores não confiáveis, irão apresentar erros de desempenho, comprometendo a experiência do usuário e como consequência, a interação dele com o seu negócio.

A%20hospedagem%20influencia%20no%20desem

Quer entender exatamente o que é a hospedagem, como funcionam os códigos de programação e qual a ligação com o desempenho da loja virtual? Continue a leitura e confira!

A%20hospedagem%20influencia%20no%20desem

O que é hospedagem?

Antes de entender a hospedagem, é preciso saber o que as lojas virtuais são criadas a partir de códigos que permitem seu funcionamento na web.

São desenvolvidos diversos conjuntos de arquivos a partir de uma programação, responsável pelos textos, imagens e códigos que vemos.

Depois de prontas, as lojas virtuais devem ir para locais que permitam a sua exibição na web. Seus arquivos serão lidos pelos navegadores a partir do momento que estiverem hospedados em algum local.

O lugar em que estes arquivos ficam nos chamados de servidores. O armazenamento nesses lugares são completamente necessários para que os seus arquivos não se percam.

O servidor é um computador grande que tem um desempenho mais avançado que o computador que usamos normalmente. A função dele é basicamente armazenar os arquivos para que quando os computadores pessoais tentem o encontrar, consigam.

Por essa razão o servidor hospeda o site.

Ou seja, de forma simples, a hospedagem é um espaço que a sua loja virtual ocupa no servidor para ser exibida na internet. O servidor estará sempre conectado com a rede, possibilitando que sua loja esteja online 24 horas.

A%20hospedagem%20influencia%20no%20desem

Exemplo de servidor.

A hospedagem pode definir a experiência do consumidor em sua loja.

Qual a influência da hospedagem no desempenho da loja virtual?

A loja virtual precisa estar online parar realizar vendas. Quando a hospedagem é em um local não confiável, corre o risco da loja sair do ar com frequência e com isso perder relevância para o usuário e para os buscadores.

A velocidade que a loja virtual carrega também é influenciado pela hospedagem no servidor. A demora da resposta do servidor em relação à solicitação do usuário fará com que a loja virtual carregue mais rápido ou mais devagar.

Uma loja virtual que é rápida e que possui selo de segurança oferece muito mais confiança para os usuários e garante a sensação de "avanço".

Segundo uma pesquisa realizada pela KissMetrics, a cada 1 segundo no atraso para carregar uma página, a satisfação do cliente diminuirá cerca de 16%. Afetando diretamente nas suas vendas. A pesquisa ainda indica que:

  • 47% dos consumidores esperam que uma página da Web seja carregada em 2 segundos ou menos;
  • 40% das pessoas abandonam uma página que leva mais de 3 segundos para carregar.

A hospedagem também influencia no SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Um site que fica fora do ar, por muito tempo, por problemas com a hospedagem e que apresenta demora no carregamento, não é visto com bons olhos pelos buscadores.

A prioridade dos mecanismos de busca é a experiência o usuário. Sites instáveis e lentos não oferecem para o usuário uma boa navegação, o que impede que as páginas fiquem na primeira página de forma gratuita.

Ter um site de qualidade e uma hospedagem confiável são os primeiros passos para se inserir no ambiente online.

Começar a sua jornada sem considerar estes aspectos poderá trazer muita dor de cabeça para os gestores.

A Construsite Brasil é especialista em presença digital. Há mais de 15 anos no mercado, oferece o serviço de criação de lojas virtuais e hospedagem em servidor próprio.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como se hospedar em um servidor de qualidade para que a sua loja virtual seja cada vez mais procurada pelos usuários.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: