Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que é um site dinâmico?

O que é um site dinâmico?

Durante a criação de um site, é comum que você se depare com duas opções e aí surge a dúvida: site estático ou dinâmico?

| Atualizado em
por Lays Xavier

O site dinâmico permite que sejam feitas alterações em seus conteúdos ao longo do tempo. As mudanças são feitas nos textos, abas e links, de forma simples e sem que haja alterações no código fonte, ou seja, a programação utilizada para o site funcionar.

O%20que%20%20um%20site%20dinmicohtml2408

Exemplo de código em uma página.

Você pode estar se questionando qual o diferencial de um site dinâmico para outro tipo de site. É comum pensar isso, afinal, estamos em meio a tantas facilidades que parece óbvia a ideia de ter um site em que seus conteúdos possam ser editados.

Saiba que não é bem assim. Os sites são desenvolvidos de formas diferentes, com códigos fontes específicos e nem todos possuem um gestor de conteúdo aberto para que alterações sejam feitas sem o auxílio de um programador.

Quais são as características do site dinâmico?

O site dinâmico também pode ser chamado de site gerenciável, isso porque ele conta com o CMS (Content Management System), um sistema de gerenciamento do conteúdo, integrado de forma que não precise de alterar o código para alterar as suas informações.

Este tipo de site é mais complexo e requer mais habilidade por parte dos desenvolvedores.

A linguagem de programação precisa rodar no servidor escolhido e reconhecida pelo banco de dados. Mais comumente são usadas as linguagens PHP e ASP na programação.

Para facilitar, vamos falar de um site dinâmico que deu certo: o Facebook.

O%20que%20%20um%20site%20dinmicohtml5a1b

O Facebook é um site, que permite a milhares de usuários criarem diversos tipos de conteúdos. São realizadas postagens em fotos, vídeos e textos. Ainda que os formatos de conteúdo publicados sejam diferentes, você consegue realizar a ação facilmente.

Todo o acesso realizado e cada publicação feita só é possível devido o site ter sido desenvolvido de forma dinâmica.

Caso contrário, você teria que entrar no código fonte do site e inserir no lugar exato um código para conseguir publicar uma foto ou escrever um texto.

Imagine só: o Facebook não teria alcançado os lugares e as pessoas se fosse estático. A interação seria tão complexa, que a rede social seria restrita à pessoas que sabem como programar, para funcionar de verdade.

O alcance não teria sido tão grande. Pode-se dizer o mesmo do seu negócio, a possibilidade de editar as informações somente através da inserção de um código, não funcionaria para uma empresa que precisa de constantemente realizar publicações ou fazer alterações.

Entenda a seguir porque o site dinâmico se adequa melhor as empresas atualmente.

Por que optar por um site dinâmico?

O site dinâmico, proporciona a autonomia de realizar as alterações necessárias em todo o conteúdo, no momento em que você quiser. Será necessário apenas realizar o seu acesso ao gestor de conteúdo do site e realizar a alteração.

O%20que%20%20um%20site%20dinmicohtmlbe49

Que a verdade seja dita: o desenvolvimento de um site dinâmico é mais caro.

Infelizmente algumas empresas só enxergam estes números e acabam não entendendo as vantagens e facilidades oferecidas na contratação do produto.

Caso a opção seja escolher um site estático, a empresa terá que pedir a alteração para que programadores mudem a configuração a cada vírgula que tenha que mudar de lugar.

As alterações requerem investimento e a disponibilidade do programador. Ou seja, ainda que você pague R$ 70,00 em uma alteração, ela será realizada de acordo com as demandas do programador, podendo demorar alguns dias para ser realizada.

Imagine que você queira trocar as informações em sua página para divulgar uma promoção que será realizada.

Com o site dinâmico é possível colocar a divulgação e assim que o seu objetivo for alcançado ou no dia que se planejou para o término da promoção, basta alterar restaurando os valores originais.

Ele também permite que sua empresa acompanhe as tendências de conteúdo, publique textos em um blog, complete informações quando necessário e aprimore suas descrições sempre que julgar necessário.

De forma resumida, pode-se dizer que o site dinâmico possui ferramentas que facilitam a alteração de conteúdos, além de transmitir e capturar informações, possibilitar a interatividade entre o dono do site e seus visitantes.

O%20que%20%20um%20site%20dinmicohtmlb751

Para o mundo que está em constante mudança, o ideal é possuir um site que permita a você acompanhar o movimento.

Depois de saber tudo isso sobre os sites dinâmicos, você pode estar se perguntando:

Por que nem todo site é dinâmico?

As vantagens estão tão evidentes, porque ainda existe a opção de um site não ser dinâmico?

A realidade é que algumas empresas preferem o desenvolvimento de um site estático, pois acreditam que todas as informações contidas ali serão suficientes e que o investimento no desenvolvimento de um site mais completo não compensa.

Quando os sites foram criados e a web começou a ser utilizada, à vários anos atrás, os sites eram estáticos e os proprietários de modo geral eram os programadores, ou instituições que conseguiam manter os programadores.

O principal objetivo não era funcionar como uma vitrine virtual para marcas e soluções. Os primeiros sites vieram para divulgar artigos acadêmicos. Fica bem nítido que não eram necessárias tantas alterações.

Sites estáticos funcionam para conteúdos que não são atualizados com frequência, ou que quase nunca mudam. Para empresas que desejam apenas exibir suas informações online, como uma espécie de currículo, esse é um bom recurso.

O problema encontrado e que a cada nova conquista, será necessário contactar o programador para que ele acrescente as informações ao site, realizando um novo investimento.

Foi criada uma cultura de que sites estáticos são ideais, fazendo com que muitas pessoas se fechem para a opção dinâmica.

O%20que%20%20um%20site%20dinmicohtmlf2b1

Caso você ainda não tenha um site ou conta com a opção estática para o seu negócio, a Construsite Brasil pode ajudar!

Especialista no segmento e atuante no mercado há mais de 15 anos, a empresa conta com uma equipe de desenvolvedores que permite a criação e entrega do site no período de 7 à 30 dias.

Todo site ainda é entregue com um gestor de conteúdo exclusivo, o Galax CMS, que é simples e intuitivo e a equipe de suporte está a disposição para ajudar a entender melhor todas as suas funções. Tenha um site sempre atualizado!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: